4 orientações essenciais para participar de licitações

participar de licitações

Uma empresa que deseja crescer e conseguir novos negócios precisa saber como participar de licitações. Essa forma de contratação traz oportunidades de lucro e manutenção do empreendimento, além de haver bastante segurança.

A licitação é um processo de contratação com Governos e entidades públicas, regido pela Lei n.º 8.666 de 1993. A administração pública possui alguns princípios que devem ser seguidos por todos os interessados e prestadores de serviço. Assim, é preciso ter um procedimento próprio e regulamentado.

O que é uma licitação?

A licitação tem o objetivo de trazer mais eficiência e economia para os serviços públicos. Também é importante saber que as licitações são abertas a todos os interessados. Assim, se você consegue fornecer o que o Governo está requisitando e segue as regras, pode participar.

Com ela, diversos participantes oferecem os serviços ou produtos, estipulam um preço e mostram a proposta. Logo, a administração poderá escolher entre essas opções aquela que é mais vantajosa para a coletividade.

Também é importante reforçar que os critérios para escolha estão sempre definidos em lei ou no edital da licitação. Dessa maneira, apenas em casos exclusivos existe subjetividade no momento da contratação.

4 dicas importantes para participar de licitações

Após entender as exigências para participar de uma licitação, é preciso conhecer algumas dicas para isso. A seguir você verá 4 pontos aos quais deve se atentar!

1. Acompanhe a abertura

As licitações são abertas ao público, então elas são publicadas em jornais de grande circulação e nos sites dos interessados. É fundamental que você crie uma rotina para acompanhar essas publicações e avisos.

Assine os jornais de sua cidade e busque formas de verificar os diários oficiais. Assim que uma licitação abrir, você saberá o quanto antes os requisitos e regras do certame. Com isso, poderá se preparar com antecedência e adequar a sua empresa para a concorrência.

2. Analise o edital

O edital é o documento oficial de abertura da licitação. Ele demonstra todas as regras importantes sobre o certame e as solicitações do poder público naquele procedimento.

Entre os pontos essenciais, estão o tipo de licitação, os prazos e datas, qual é o objeto contratado, documentação necessária etc.

Descumprir alguma dessas regras pode trazer a inabilitação ou mesmo exclusão da licitação. Erros com a documentação, falta de informações e comprovações são evitadas com uma leitura atenta do edital.

3. Envie a proposta

A proposta é o documento oficial que informa ao poder público que sua empresa quer participar de licitações. É nela que você especificará os serviços que pode realizar, além de demonstrar o preço cobrado.

No edital estará registrado como a proposta deve ser enviada. Normalmente, os interessados enviam também os documentos necessários para a participação. Aqui, a ajuda profissional pode ser importante para seguir todos os requisitos.

4. Cumpra os prazos

Toda licitação possui prazos para cada etapa. Ou seja, há um cronograma especificando o período de inscrição, envio de proposta, julgamento de documentação e assinatura de contrato.

Essas datas devem ser cumpridas por todos os interessados. Dessa forma, não há margem para atrasos. A dica é fazer um calendário com todos os prazos e se organizar para o cumprimento das formalidades.

Saber como participar de licitações é fundamental para uma empresa que deseja prestar serviços ao poder público. Agora você já conhece algumas dicas para isso e a importância de participar desses certames. Então aproveite as oportunidades!

Ainda ficou com alguma dúvida sobre como participar de licitações? Então deixe um comentário aqui no post!

1 comentário em “4 orientações essenciais para participar de licitações!”

  1. Pingback: 6 erros cometidos pelos licitantes - VB Solucoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *