Consultoria ou assessoria: qual escolher para sua empresa?

 

Consultoria ou assessoria

A atuação em mercados altamente competitivos faz com que as organizações procurem inovar e aprimorar seus processos. Por isso, é constante a busca por um melhor desempenho em grande parte das empresas, a fim de facilitar a organização e o gerenciamento de determinados assuntos.

Para atingir os resultados desejáveis e manter o foco na realização das atividades principais, há no mercado muitos métodos e serviços especializados disponíveis. Entre os mais conhecidos e procurados certamente estão a consultoria e a assessoria empresarial. Mas, não se engane ao pensar que se tratam de sinônimos.

Neste artigo mostraremos que existem diferenças, ainda que sutis, entre os dois tipos de soluções. Além disso, ajudaremos você a entender qual delas é a ideal para a sua empresa. Continue a leitura e confira!

Qual a definição de consultoria?

Consultoria é um serviço desempenhado por um consultor (pessoa com habilidades específicas em determinada área), que realiza uma consulta, ou seja, fornece seu parecer ou diagnóstico a respeito de um problema ou processo produtivo.

Em outras palavras, o consultor faz a análise completa de toda a atividade empresarial e, a partir do que for apurado e com base em seus conhecimentos, aponta soluções e melhorias. Sua relação com a empresa costuma ser de curto prazo. Conheça outras funções que podem ser desempenhadas por um consultor empresarial:

  • realizar pesquisas e estudos;
  • aplicar treinamentos;
  • renovar o modelo de negócio;
  • atualização das práticas organizacionais;
  • oferecer palestras.

E a definição de assessoria?

Já o termo “assessoria” é proveniente do verbo “assessorar”, que significa auxiliar, ajudar, colaborar. Por isso, o trabalho de um assessor inclui participar ativamente dos processos da companhia, ou seja, envolver-se, também, operacionalmente com as soluções propostas.

A assessoria auxilia as empresas a obterem melhorias no seu desempenho, no seu rendimento e na sua competitividade. Trata-se de um monitoramento da rotina da empresa com a finalidade de ajudar na tomada de decisões e implementar reparos em áreas já identificadas.

O perfil de um assessor é de especialista em uma área específica e essencial em uma empresa. Sua prestação de serviço costuma ser contínua, caracterizando uma relação de longo prazo com a companhia. As assessorias mais buscadas são a jurídica e a contábil, executadas por um advogado e um contador, respectivamente.

Consultoria ou assessoria: quais as diferenças?

É muito comum os empresários confundirem as duas estratégias. Assim, acabam contratando um serviço que não auxilia as necessidades da empresa de forma positiva. A seguir, listaremos as principais diferenças entre as duas estratégias. Veja!

Tipos de trabalho

De modo geral, o trabalho de um consultor é focado na realização de um estudo completo dos processos empresariais (um diagnóstico da empresa) para, posteriormente, apontar os melhores caminhos visando corrigir falhas ou melhorar resultados. Logo, sua função é sugerir as soluções possíveis, sem efetivamente atuar na implantação.

Já o assessor “coloca a mão na massa”, oferecendo apoio técnico e gerencial e acompanhando o processo. Ele pode pegar um diagnóstico pronto e atuar a partir dele ou do zero, planejar e executar tudo o que foi proposto.

Ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho em que os profissionais operam também é diferente entre assessoria e consultoria. Enquanto os consultores trabalham em uma empresa ou de forma independente, os assessores atuam tanto em empresas quanto em escolas, organizações governamentais e diversas corporações grandes.

Tempo de colaboração

Com relação ao tempo de colaboração, os relacionamentos de consultoria são, em geral, de curta duração e pontuais, com prazo definido e trabalhos específicos. Ao passo que muitas empresas contratam e retêm assessores de modo contínuo, por tempo indeterminado.

Uso da tecnologia

As companhias focadas em consultoria estão cada vez mais orientadas pela tecnologia, utilizando seus conhecimentos para definir quais sistemas de software de gestão sua empresa necessita. Eles vendem os sistemas, instalam e finalizam o vínculo.

Já os assessores são mais estrategistas, eles ajudam a desenvolver uma forma de alinhar sua tecnologia com os objetivos e processos da sua empresa, automatizando o fluxo de trabalho.

Independência

Porém, o que realmente se destaca nas diferenças entre assessoria e consultoria é relação de independência entre os clientes e esses profissionais. O trabalho do assessor envolve a realização de tarefas para empresas que têm necessidades operacionais. Por isso, costumam ter maior envolvimento com o negócio e menor independência.

Os consultores avaliam as atividades e indicam as soluções, mas sem se envolver na realização, que é feito pela empresa contratante. Desse modo, atuam com grande independência, manifestam suas opiniões e oferecem soluções de acordo com seu conhecimento técnico.

Qual é a melhor opção para o seu negócio?

A escolha pela consultoria ou assessoria vai depender de qual momento vive a empresa. Por exemplo, se o gestor do negócio nota algo de errado ou a necessidade de melhorias em seus processos produtivos, mas não sabe ao certo por onde começar, o consultor é o profissional indicado. Assim ele receberá um diagnóstico completo de suas atividades e conhecerá melhor o mercado em que atua, suas tendências, receberá sugestões e terá um material útil para as próximas tomadas de decisão.

Por outro lado, se o empresário já identificou o problema e precisa de uma solução prática e rápida, a melhor opção é contar com o conhecimento técnico de um assessor. Ele estará capacitado para executar aquele trabalho específico, otimizando o tempo dentro da companhia. E você, já definiu qual profissional é o mais indicado para aprimorar o seu negócio?

Lembre-se de que ao escolher um consultor ou assessor, é fundamental pesquisar muito bem, conhecer a fundo o trabalho realizado e certificar-se de que consiste em um serviço profissional especializado e com boas avaliações de outras empresas. Verifique o feedback na internet e saiba qual empresa mais se adapta ao perfil do seu negócio e tem condições de ajudá-lo a se reerguer e se destacar no mercado.

Por fim, consultoria ou assessoria, ambas atividades são primordiais para a sustentabilidade e o sucesso das empresas. Por meio delas, a empresa poderá tomar decisões mais assertivas, conhecer novas práticas administrativas e solucionar problemas.

Agora que você já conhece os conceitos do trabalho de um assessor e um consultor, que tal conhecer as melhores soluções da VB Soluções para sua empresa? Entre em contato agora mesmo com a gente, tire suas dúvidas e receba informações por meio dos nossos canais de atendimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *